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PETISTAS DIZEM A SECRETÁRIO QUE POPULAÇÃO É CONTRA OS PEDÁGIOS DE TARCÍSIO

O secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, esteve na Assembleia Legislativa de São Paulo, nesta quarta-feira, 13-8, para fazer a prestação de contas sobre as ações e …

ícone relógio13/08/2025 às 17:27:44- atualizado em  
PETISTAS DIZEM A SECRETÁRIO QUE POPULAÇÃO É CONTRA OS PEDÁGIOS DE TARCÍSIO

O secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, esteve na Assembleia Legislativa de São Paulo, nesta quarta-feira, 13-8, para fazer a prestação de contas sobre as ações e metas da pasta. O secretário foi ouvido por integrantes das comissões de Infraestrutura, Atividades Econômicas e Transportes e Comunicações. O deputado Luiz Fernando, presidente da Comissão de Infraestrutura, coordenou a reunião conjunta.

Deputado Luiz Fernando, presidente da Comissão de Infraestrutura   

Benini apresentou o Programa de Parcerias e Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP), que envolve mais de 30 projetos relativos a rodovias, mobilidade urbana, fornecimento de água e energia. O secretário falou sobre os leilões já realizados e os que agendados para 2025, como o Túnel Santos-Guarujá, o Lote Paranapanema, Centro Administrativo de Campos Elíseos e Travessias Hídrícas.

O secretário também falou sobre o Programa de Concessão Rodoviária, que o Lote Paranapanema, integrado pelo corredor Raposo Tavares, rodovias SP-270, SP-189 e SP-278 e ligação Itapetiniga e Ourinhos. Pórticos eletrônicos e modelos de pagamentos de pedágio.

O líder da Federação PT/PCdoB/PV, deputado Donato, questionou o secretário sobre os pedágios Freeflow. Ele destacou que o sistema pode prejudicar os usuários urbanos que utilizam as rodovias em trajetos curtos cotidianos e serão honerados com esse modelo de cobrança. O deputado acrescentou que está elaborando projeto de lei para isentar esses usuários das tarifas de pedágios nos postos das cidades que hab.

Donato também mencionou os impactos da extensão do metro para Jardim Ângela sobre comerciantes que podem ser desalojados de seus empreendimentos por conta do traçado da linha. Donato perguntou ao secretário se o traçado atual pode ser revisto para evitar destruição de grande parte do comércio do Capão Redondo.

Deputado Donato

O deputado Enio Tatto disse que o sistema Free Flow é meter a mão no bolso no cidadão de São Paulo de forma invisível. Segundo ele, os usuários não sabem ode começam a pagar porque não tem as praças de pedágios e não informações sobre onde estão instaladas as câmeras de controle. Desse modo, uma pessoas que não pagar a tarifa por desconhecimento, receberá uma multa de cerca de R$ 200, além de perder sete pontos na carteira.

Enio Tatto também questionou o secretário sobre a estrutura de fiscalização dos contratos de concessão. Ele destacou que até agora nenhum concurso público foi feito para preencher os quadros de fiscais da Arsesp e da Artesp. Ou seja, os serviços são cada vez mais privatizados e não tem gente para fiscalizar. Tatto também reclamou da falta de transparência da secretaria e a negligência do órgão diante dos requerimentos de informações feitos pelos deputados, que ficam meses sem resposta aos questionamentos enviados.

Deputado Enio Tatto

O deputado Reis reforçou as críticas ao sistema Free Flow, mencionado que, em todas as audiências públicas de que participou em diversas regiões do estado, a população está contra esses pedágios. “O pai desse sistema é o governador Tarcísio de Freitas, que já é conhecido como ‘Traciságio’ “.

O deputado Barba apresentou vídeo de uma manifestação de moradores do Caucáia, de Vargem Grande, na Raposo Tavares, no dia 3 de agosto, contra a implantação dos pórticos de pedágio Free Flow. Cerca de 2 mil manifestante foram rechaçados com violência pela polícia.

Barba concluiu alertando para o impacto do Free Flow sobre o emprego, destacando que com a eliminação das praças de pedágio, muitos empregos serão suprimidos. “Em nome da melhor fluidez no trânsito, em nome do avanço tecnológico, em nome do Tarcísio poder arrecadar mais, muitos trabalhadores ficarão sem emprego.

 

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